Winners Invest

Renda variável: Como a gestão financeira pode te ajudar!

No mundo dos investimentos existem muitas possibilidades de aplicação, mas é necessário conhecer tudo sobre o que o mercado tem a oferecer, pois dessa forma é possível traçar estratégias que o fará alcançar o sucesso. Na renda variável existem diferentes modalidades de investimentos disponíveis.

E para iniciar em um investimento em renda variável é necessário ter planejamento, conhecimento e experiência. No entanto com uma gestão financeira isso fica muito mais prático e seguro!

Nesse artigo vamos te mostrar tudo sobre renda variável e sobre como uma empresa de gestão financeira pode te ajudar a obter o máximo de lucro.

O que é Renda Variável?

renda variável

Renda variável é um tipo de investimento no qual não é possível saber quais são os retornos. Ou seja, é um tipo de investimento que possui uma certa instabilidade, com lucros maiores e por consequência com maior risco.

A renda variável possui volatilidade de acordo com diversos fatores como:

  • Cenário político e econômico;
  • Setor de atuação;
  • Ativos( moeda, imóveis e etc).
 

Esses fatores mudam ao longo do tempo com a economia, fazendo com o que é lucrativo hoje, se torna algo com baixo retorno lucrativo amanhã.

Títulos de Renda Variável

titulos em renda variável

Um dos ativos mais conhecidos são as ações, que são emitidas por grandes empresas e permite grandes lucros. No entanto, existem outros títulos de renda variável no mercado.

Ações

Os investimentos em ações são os mais comuns na renda variável , e esse tipo de investimento atrai cada vez mais brasileiros para a Bolsa de Valores.

De forma resumida, ação é uma fração de uma empresa, logo quando você compra essa fração, você se torna sócio da empresa. Sendo assim, você ganha com a valorização dessa ação, e com seus lucros.

Muitas instituições buscam expandir seu negócio, e para isso se tornam companhias de capital aberto e ofertam suas ações, que podem também ser chamadas de papéis, para obter recursos no mercado e ações.

Já para quem investe, é uma oportunidade de fazer o dinheiro trabalhar para si, e obter melhores lucros.

Porém assim como em qualquer tipo de investimento, as ações estão sujeitas as perdas. Isso porque esse mercado é volátil. Ele se movimenta diariamente de acordo com os interesses dos investidores, ou seja as ações estão inclusas nos investimentos de renda variável.

No entanto, essa variação não pode ser vista como um grande problema, tendo em vista que essas oscilações trazem ótimas oportunidades de investimentos.

Para conseguir aproveitar essas oportunidade é necessário experiência, tempo, estudo e prática, e claro uma boa análise do mercado. Mas saiba, que já existem empresas que cuidam dos seus investimentos, com profissionais capacitados e com vasta experiência.

Contratos Futuros

O mercado futuro é o ambiente da bolsa de valores onde os contratos futuros são negociados. você pode negociar contratos com prazos e preços determinados. Ou seja, um acordo entre partes para um preço já estabelecido numa liquidação futura. Esses contratos futuros derivam de alguns produtos, como por exemplo: juros, dólar, ouro, commodities (milho, soja e etc) e Petrobras.

No mercado futuro, o investidor terá resultados diários. pois o preço será ajustado, automaticamente, todos os dias. sendo assim, é possível acompanhar a diferença entre o valor negociado e a cotação atual. Ou seja, o preço é predeterminado no momento da compra.

As operações no mercado futuro são consideradas de alto risco, e são recomendadas apenas para perfis mais arrojados.

ETF (Exchange Traded Fund)

O ETF é um fundo de ações que tem como referência um índice da bolsa de valores. Sua composição tem como objetivo atingir rendimentos iguais ou superiores ao indicador utilizado.

A gestão deste investimento é feita por um gestor especializado. Diariamente, ele acompanha o mercado e faz as compras e vendas necessárias para obter os melhores resultados.

 

Commodites

Commodities são todas as matérias-primas essenciais que possuem nível baixo de industrialização. O termo commodity em inglês significa mercadoria em português. 

Essas matérias-primas são produzidas em altas escalas, sem diferenças entre marcas, e podem ser estocadas sem que percam a qualidade, como por exemplo o trigo.

 Os 4 tipos de commodities mais populares são: Agrícola, Mineral, Financeira e de Recursos Energéticos.

O mercado de negociação no Brasil é muito ativo, isso porque o Brasil é um grande exportador de matérias-primas.

As principais commodities brasileiras são agrícolas ou minerais, tais como: trigo, soja, petróleo, laranja, ouro, boi e outros.

As commodities tem grande peso na economia, pois são fundamentais para todo mundo. São indispensáveis para nossa sobrevivência e o desenvolvimento dos países.

E para que isso aconteça, é necessário uma estrutura organizada capaz de tornar possível a negociação em escala global.

O meio acessível para tornar a  negociação organizada, possível de se fazer é por meio das bolsas de valores. Assim como qualquer mercadoria, os preços sofrem oscilações de acordo com a oferta e procura.

1. Tipos de Commodities Brasileiras

Veja abaixo uma lista das commodities mais populares em cada categoria.

Agrícola – Esta é a categoria de commodities do agronegócio. Esse setor é muito forte no Brasil. Os tipos são:

  • Soja
  • trigo
  • Boi gordo
  • algodão
  • Açúcar cristal
  • milho
  • Suco de Laranja
  • café arábica
 

Financeira- Esses são os produtos financeiros básicos de uma economia.

  • Moeda (dólar, real, euro)
  • ETF (índices como Ibovespa, Small e outros)
  • Títulos do Tesouro Direto
 

Mineral – Os produtos mais negociados em Bolsa é o ouro e o petróleo.

Energética – Existem várias commodities ligadas à energia. O próprio petróleo pode ser considerado como um tipo.

As matérias-primas extraídas da cana de açúcar são as mais negociadas na B3 :

  • Etanol Hidratado
  • Etanol Anidro

Opções

Contratos de opções são contratos de derivativos, não são um ativo por si só, são influenciados pela variação de outro ativo. Portanto, só existem porque outro ativo existe antes dele, pode ser uma ação, uma taxa de juros, entre outros ativos.

São contratos onde se negocia o direito, por um determinado período, de comprar ou vender um lote de ações por um preço fixado.

Fundos Imobiliários

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são investimentos em imóveis, que une vários investidores com interesses em comum, para atingir um objetivo.

E esses investidores não precisam nem mesmo se conhecer, pois os investimentos em FII ocorrem na Bolsa de Valores.

Os Fundos Imobiliários oferecem retornos tanto pela valorização do valor investido (ganho de capital), como pela renda mensal obtida com os aluguéis.

Sendo refletido diretamente no valor das cotas que são negociadas na bolsa, lhe dando uma atualização real de quanto seu patrimônio está valendo a cada dia. Pois assim, todos os dias tem compras e vendas de cotas de FII na bolsa.

Existem outros tipos de ativos, mas esses que foram citados são os mais conhecidos e negociados do mercado financeiro.

Todos possuem algumas características em comum, pode-se dizer que a primeira delas é que são de renda variável, e todos são negociados na bolsa de valores.

Perfil de Investidor

fundos multimercados

A Bolsa de Valores oferece várias modalidades de investimentos, e dentro dessas modalidades é possível comprar ações de diferentes maneiras e prazos. Por isso, ter um perfil de investidor definido te ajuda a saber quais das opções se adéqua melhor às suas expectativas.

Para saber seu perfil é preciso analisar algumas questões como, “por quanto tempo pretende investir” e “qual seu objetivo com o investimento”. Com seu perfil definido, é possível criar um planejamento financeiro de forma que lhe traga maiores benefícios.

  • conservadores: Esse são investidores que buscam por maior segurança, que normalmente investem somente uma pequena parcela da sua renda. Ou seja, fazem investimentos com pouca rentabilidade.
  • moderados: O perfil moderado é o mais comum, e ainda preza pela segurança ao investir, porém tem mais tolerância aos riscos. Normalmente, esse perfil busca vários tipos de investimentos, entre rendas fixas e rendas variáveis, preferindo investimentos a longo prazo, assim obtendo mais lucro do que o investidor conservador.
  • agressivos: O perfil agressivo é aquele que não tem medo de assumir riscos, desde que obtenha mais lucros. É o perfil que normalmente já entende o mercado e compreende os tipos de investimentos existentes. Esse perfil utiliza maioritariamente rendas variáveis, pois apesar dos riscos, é a que proporciona maior rentabilidade.

Por que investir em Renda Variável?

Renda variável possuí maior rentabilidade

Quando comparamos com a renda fixa, vemos que é possível ter maiores lucros com a renda variável, isso por consequência de características especificas.

Melhores oportunidades

No mercado de ações você pode se tornar sócio de uma empresa, o que pode ser viável em comparação a fazer ou pedir empréstimos há pessoas físicas ou há empresas, pois se tornando sócio pode participar ativamente da organização.

Renda Variável possuí maiores possibilidades

Além do mercado de ações, que é o investimento mais comum, na renda variável, existe uma grande variedade de investimentos. Isso possibilita que qualquer tipo de investidor, do iniciante até o mais experiente possa usufruir da renda variável de forma a adequa-la ao seu perfil.

Os investimentos sem complicações

Hoje em dia é muito mais fácil e prático fazer um investimento. Além das empresas de gestão financeira, que planejam e cuidam de suas finanças de forma segura. Como por exemplo a Winners Invest, onde você pode fazer um investimento diretamente do seu celular em 10 minutos.

Diferenças entre Renda Fixa e Renda Variável

renda fixa e renda variável

Primeiramente é preciso entender o que é renda fixaRenda fixa funciona como um empréstimo do seu dinheiro ao emissor, como bancos, empresas ou o governo. O que significa que você tem um retorno já previsível.

Veja a seguir as principais diferenças entre renda variável e renda fixa:

Renda Fixa
Renda Variável
Retorno Previsível
Retorno Imprevisível
Menor rentabilidade 
Maior rentabilidade
Menor risco
Maior risco
Poucas modalidades de investimento
Variedades de modalidades de investimentos
Indicado para perfis  conservadores
Indicado para perfis conservadores, moderados e agressivos
Retorno estimado pelo CDI
Retorno estimado pela Ibovespa
 

 

Como investir em Renda Variável?

Muitas pessoas não investem em renda variável pois acreditam que precisam de um valor exorbitante, para começar a investir.

Na Winners Invest você consegue investir a partir de R$500,00 reais. Ao investir você faz com que um dinheiro que estaria possivelmente estagnado, de forma que seu rendimento seria quase inexistente, você pode fazer com que seu dinheiro renda maiores lucros, baseado no seu perfil.

Você consegue investir diretamente do seu celular ou computador, em apenas 10 minutos.

Por que investir com uma empresa de Gestão Financeira?

Cuidar e planejar os investimentos é algo que requer experiência e conhecimento sobre o mercado financeiro.

A gestão financeira é extremamente importante, isso porque ela permite uma administração mais assertiva dos recursos financeiros, o que traz melhorias para as finanças e maiores lucros. Assim, quanto mais eficiente e ativa for a gestão, maiores serão os resultados alcançados pelo negócio.

Hoje, vivenciamos um momento de crise política e econômica, e isso traz a urgência de uma gestão bem planejada e organizada.

Não assumir o risco

Quando se faz um investimento há sempre riscos de perda por variados motivos, um deles é a falta de conhecimento a respeito do mercado financeiro. Quando se contrata uma empresa de gestão financeira, os riscos ficam por conta dessa empresa, pois ela garante, preservação de uma porcentagem significativa de seu capital e um rendimento também significativo.

Não há necessidade de ingressar no mercado financeiro

Uma da maiores dificuldades e investir é saber operar os investimentos, já que você precisa de experiência e tempo. Quando contrata-se uma empresa de gestão financeira que cuida dos seus investimentos, não é necessário operar em SCal, Day Trader, Swing trade, position trade ou buy and hold, pois na gestão financeira, oferecida pela empresa, você tem profissionais altamente capacitados.

Maior lucro

Como já falamos anteriormente, a gestão financeira organiza e cuida de seu dinheiro de forma que lhe traga maior lucro. A gestão financeira é realizada, sempre analisando de forma coerente o mercado de investimento, o que faz com que a empresa te ofereça maiores oportunidades de lucro.

Experiência e conhecimento

Sem dúvidas a experiência e o conhecimento sobre mercado financeiro, são pontos cruciais para maior estabilidade e segurança na hora de de realizar qualquer investimento, para que não hajam grandes perdas e prejuízos. Por isso é importante destacar a viabilidade de se conciliar a uma empresa de gestão financeira, que tenha experiencia em mercado. 

Conclusão

De acordo com o artigo, vimos que a renda variável é uma ótima alternativa para aqueles que buscam obter o máximo de lucro, com diversas modalidades, facilitando a escolha de um investimento que se encaixe ao seu perfil.

Todos os investimentos contém riscos caso o investidor não tenha experiência, tempo e conhecimento para fazer as aplicações. Com as oscilações na bolsa de valores muitos desistem de fazer seus investimentos por medo, ou por más experiências. E é por isso que uma organização em gestão financeira traz soluções simples e seguras, pois está sempre analisando o mercado financeiro, para que os riscos sejam minimizados. 

Ao investir com a ajuda de uma empresa de gestão financeira, como por exemplo, a Winners Invest, é possível obter soluções alinhadas aos interesses e perfis de cada investidor, assim como as melhores opções de investimentos mais rentáveis para sua carteira, fazendo com que seu dinheiro trabalhe para você.

Invista agora na Winners Invest, de forma prática e segura!

Posts recentes