Winners Invest

Fundos Multimercados: Como eles podem te ajudar?

Com a atual crise que o mundo se encontra, por conta do novo coronavírus,  as incertezas referentes a economia são cada vez maiores. Afinal no mundo da economia, podemos encontrar diversos recursos de investimentos, que são utilizados muitas vezes como uma válvula de escape para algumas crises financeiras, como por exemplo os fundos multimercados. 

Nesse artigo vamos mostrar o que são os fundos multimercados, as vantagens e desvantagens e como fazer aplicações nesse tipo de investimento.

Fundos Multimercados: O que são?

A princípio para entender o que são  fundos multimercados, temos que saber que eles não são somente fundos de renda fixa ou renda variável, pois eles são conhecidos por uma política de investimentos que envolve variedades de riscos, sem se concentrar em nenhum deles. Ou seja, os fundos multimercados podem ser aplicados em rendas fixas, ações, câmbio entre outros. 

Entretanto os fundos multimercados são classificados geralmente como fundos de longo prazo, embora possa também ser classificado como curto prazo dependendo do tipo de ativo. 

Os fundos multimercados promovem a liberdade para operar em diversos ativos, pois são fundos abertos. Essa liberdade possibilita diversas estratégias, de acordo com as mudanças na economia mundial, e também com os objetivos do investidor. Caso um investidor queira entrar no fundo multimercado ou aumentar sua participação, o fundo irá emitir novas cotas para que o investidor possa adquirir. Se desejar sair, basta retirar o resgate, por isso, é fácil entrar e sair nos fundos. 

Já no fundo fechado, as aplicações e resgates não são permitidos. Só é possível entrar e sair do investimento por meio da compra e venda de cotas entre os investidores. Pois nesses casos só é possível investir quando o fundo está aberto para a captação. 

Apesar de muitos fundos multimercados fecharem suas aplicações, isso não faz com que eles sejam fundos fechados, pois só fecham eventualmente para que um volume excessivo de recursos não atrapalhe sua estratégia.

Vantagens e desvantagens nos Fundos Multimercados

fundos multimercados

Diferentemente de outros, os fundos multimercados não estão limitados a uma categoria. Pois pode misturar classes de investimentos, assim sua rentabilidade pode ser maior e com os riscos controlados. 

E também diferente do que acontece na renda fixa (que deve se manter 80% das aplicações nos ativos) no fundo multimercado não necessários seguir essas exigências. 

Como já dito, o fundo multimercado dá mais liberdade, fazendo com que fique mais fácil planejar e traçar estratégias utilizando diversos ativos, como ações, câmbio e até mesmo o Tesouro Direto.

Apesar das vantagens, assim como em qualquer investimento o fundo multimercado oferece riscos que podem causar perdas consideráveis, quando mal planejadas. Por isso, é recomendado que procure profissionais que atuem na área, para que não ocorram grandes perdas.

Quais as modalidades nos Fundos Multimercados?

Os fundos multimercados podem ter diferentes estratégias ou formas de alocação de ativos, que vão desde o investimento em renda fixa a renda variável.

E a partir dessas estratégias que existem diversas modalidades:

Balanceado​

Aqueles que seguem uma estratégia de alocação de ativos pré-determinada e uma política de balanceamento, ambas definidas no regulamento e que não permitem alavancagem.

Dinâmicos​

Ao contrário do que acontece nos balanceados, os dinâmicos não seguem uma alocação pré definida e sim, faixas amplas em seu regulamento.

O gestor pode definir o quanto terá de ações em um certo momento e rever essa decisão no futuro, diminuindo ou aumentando a proporção, de acordo com o momento da economia.

Essa avaliação não leva em consideração os ativos individualmente, apenas a exposição às diferentes classes de acordo com a economia.

Macro​

São os fundos em que os gestores avaliam as condições macroeconômicas, e também as projeções para elas no médio e longo prazo, e seus impactos nos preços de ativos. Com o objetivo de se antecipar e conseguir acumular retornos positivos ao longo do tempo por meio do investimento em ativos que estejam com valores baixos

Trading​

Em contraste da estratégia macro, fundos multimercado de estratégia trading buscam obter ganhos aproveitando oscilações de preços no curto prazo.

Juros e moedas​

Visa obter ganhos no longo prazo através do investimento em moedas e ativos atrelados a juros e inflação. Não investe em renda variável, como ações.

Livre​

Fundos que investem seus recursos sem compromisso de concentração, podendo inclusive, usar mais de uma das estratégias acima. 

Perfis de Investidores

fundos multimercados

No fundo multimercado os investimentos podem ter diferentes tipos de investidores:

  • Conservadores: Esse são investidores que buscam por maior segurança, que normalmente investem somente uma pequena parcela da sua renda. Ou seja, fazem investimentos com pouca rentabilidade.

  • Moderados: O perfil moderado é o mais comum, e ainda preza pela segurança ao investir, porém tem mais tolerância aos riscos. Normalmente esse perfil de investidor busca várias entre rendas fixas e rendas variáveis, visando um pouco mais em investimento a longos prazos, assim obtendo mais lucro do que o investidor conservador.

  • Agressivos: O perfil agressivo é aquele que não tem medo de assumir riscos, desde que obtenha mais lucros. É o perfil que normalmente já entende o mercado e compreende os tipos de investimentos existentes. Esse perfil utiliza mais as rendas variáveis, pois apesar dos riscos, é a que dá mais rentabilidade!

 

Como investir nos Fundos Multimercados?

investimentos

Quase todos os grandes bancos oferecem fundos multimercados para seus correntistas, mas as taxas normalmente são altas, e resultados pouco satisfatórios.

É necessário sempre a avaliação de histórico, taxas riscos e estratégias junto ao seu gestor financeiro, para que todos os planejamentos se adequem melhor para seu estilo de vida, e para que supra as necessidades e objetivos conforme o perfil de investidor.

Fundos multimercados, podem fazer parte de um investimento diversificado e administrada por uma empresa de gestão financeira de confiança, que inclua também o investimento em ações.

Conclusão

No momento em que a crise se instala, não estamos preparados para enfrentar, a causa disso é por não termos a pratica de investir. Muitos até poupam, mas não investem, e a consequência dessa ação ao passar do tempo mesmo que inconsciente é a desvalorização do poder da compra (inflação), assim o esforço feito para preservar o capital, ao fim de poucos anos se tornará menor do que o guardado.

O mercado financeiro brasileiro movimenta base de 29.5 bilhões de reais ao dia. Porém 90% das pessoas que fazem investimento sem o auxílio de uma organização de gestão financeira e consequentemente, perdem dinheiro.

Se você não tem tempo e condições de buscar conhecimento, não quer colocar seu capital em risco, quer ter a segurança de crescimento do seu investimento sem preocupações. O melhor a se fazer é buscar especialistas que farão um bom gerenciamento de risco/ganho, traçando a melhor estratégia financeira para garantir maior segurança e consistência nos rendimentos.

Para encontrar os melhores especialistas basta abrir sua conta na Winners Invest, tudo sem compromisso, nossos especialistas farão toda a gestão do seu capital sem você ter que preocupar com operações no mercado, tenha ao seu lado rendimentos que ultrapassam 20 vezes a poupança e não seja refém da baixa rentabilidade e grandes juros.

Posts recentes