Winners Invest

Fundo de investimento e as incertezas na economia.

A economia de uma forma geral possuí um comportamento instável, por outro, essa instabilidade pode trazer benefícios ou malefícios ao um fundo de investimento. 

Em suas fases a economia tem diferentes períodos de acordo com o que acontece no mundo, e isso, é uma boa alternativa para achar oportunidades.

O cenário atual não só do Brasil, mas também do mundo é de crise e incertezas, isso por conta da pandemia do novo coronavírus, que tem tido um grande impacto para o mercado econômico em diferentes âmbitos. 

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que o Brasil atingiu o ápice de incerteza econômica desde 2000. O prejuízo financeiro junto com a crise na saúde pode levar milhões de pessoas à inadimplência, já que muitas empresas optaram por diminuir os salários ou até mesmo demitir os seus funcionários. Tem também os trabalhadores autônomos que tiveram que reduzir e/ou em alguns casos suspender seus serviços.

Com a economia mundial em retrocesso e com as restrições de viagens entre países, isso faz com que as compras e vendas fiquem mais difíceis.

Segundo os especialistas, é preciso limitar gastos, priorizando a saúde, educação e também a alimentação.

“O brasileiro nunca foi poupador, e sim, consumista, precisamos mudar isso!”

O ciclo e suas fases​

ciclo economico

A princípio é preciso entender que os ciclos são as flutuações na atividade econômica. O mesmo, se alterna entre o crescimento ou declínio.

Usando um exemplo cotidiano, imagine cada estação do ano. Em regra, geralmente o verão tem temperaturas mais altas, enquanto o inverno é marcado pelo clima frio e até pela neve em certos lugares. Além deles, há ainda a primavera e o outono, estações intermediárias que caminham para um desses dois picos (de muito calor ou de muito frio).

Os ciclos econômicos são caracterizados por um movimento de um grande número de atividades econômicas.  Schumpeter em 1939, definiu-se quatro fases para um ciclo econômico:

 

  • Expansão;
  • Pico;
  • Contração;
  • Recessão. 

Característica de cada fase​

Expansão: nesse momento que a economia tem forte crescimento em produção e renda. 

Pico: essa fase é a que a produção de bens alcança o seu ponto máximo. Pode-se ver uma grande atividade econômica e de renda, mas também é o período onde tem um aumento de taxa de juros e inflação. 

Contração: é possível ver uma queda na renda e na produção, diminuição da atividades e as taxas de desempregos maiores, isso pode se ocasionar por diversos motivos, tendo como exemplo a pandemia do COVID-19. 

Recessão: nessa fase é onde ocorre o ponto mais forte da crise, e com dados cada vez piores. Há um aumento de desemprego, quebra no PIB e produções no negativo. 

Por que os Ciclos existem?

fundo de investimento

A principio é preciso entender que as mudanças de taxas têm efeito direto sobre as atividade de crédito de um país. Por consequência pode tornar produtos e empréstimos mais caros para as famílias e empresas, influenciando positivamente ou negativamente na economia. 

Dessa forma, quando as taxas de câmbio estão baixas, a atividade de crédito está bastante aquecida, isso faz com que naturalmente injete mais dinheiro em uma economia, fazendo com que a inflação suba.

Em contrapartida,  acontece quando os juros estão altos. Ou seja, quando o crédito se encontra escasso, o que faz com que as empresas deixem de investir em mais bens de capital, além das famílias também preferirem adiar o seu consumo de mercadorias e serviços.

Em conclusão, podemos dizer que o ciclo econômico sempre foi importante para a história da economia mundial. Sendo que sua influência é de grande valia a para a consciência de que a atividade econômica, pode sempre surpreender àqueles que dependem substancialmente de metas de curto prazo.

As oportunidades nos Ciclos Econômicos

fundo de investimento

O fato é que as oscilações causadas entre os movimentos dos ciclos geram oportunidades de investimentos.

Normalmente, quando falamos de investimentos, em épocas onde a economia se encontra em expansão os investidores buscam adquirir mais companhias de tecnologia, bens de capital e commodities. Em contraste, nos períodos recessivos, os investidores tem maior preferência para setores mais defensivos, tais como companhias de serviços públicos e saúde.

Os gestores de finanças que operam no mercado financeiro, podem através de algumas oportunidades se beneficiar dos ciclos econômicos. Isso dependendo do que se encontra no ciclo, o gestor pode analisar as oportunidades desse ciclo. Em momentos onde tem uma expansão de ciclo, aumento econômico, existem algumas empresas que são sensíveis a esse crescimento, e é exatamente por isso que podem ser observadas oportunidades em ações dessas empresas, que estão ligadas aos setores de:

  • Consumo e varejo;
  • Aviação;
  • Viagens;
  • Construção.
 

Os setores que possuem um desempenho positivo quando a economia é positiva, dado que os agentes possuem mais renda para investir em bens fornecidos pelas empresas.

Pois assim como tem oportunidades na economia em seu ponto forte, encontram-se igualmente em momentos de crise, principalmente quando afeta o mundo todo, as empresas que tem correlação positiva com o dólar tendem a se destacar. Sendo elas:

  • Setores ligados a exportação de bens essenciais como a soja, carne bovina, entre outros;
  • Investimentos em ouro e dólar;
  • Bancos e empresas de energia;
  • Empresas exportadoras de commodities como Marfrig, Suzano e Klabin.

Fundo de Investimento

O que são investimentos diversificados

Os fundos de investimento têm cada vez mais chamado a atenção de pessoas que querem sair da poupança, para buscar uma alternativa que traz mais rentabilidade ou diversificar os investimentos sem muitas preocupações. 

Em outras palavras, esse é um tipo de investimento que traz muitos benefícios pois além de ter acesso ao portfólio, porque terá um profissional cuidando da gestão do seu investimento.

Por outro lado os custos tendem a ser mais baixos, visto que são divididos entre os cotistas, assim também sendo é possível investir no fundo de acordo com seus os objetivos e perfil de cada investidor. 

O que é um Fundo de Investimento?

o que é fundo de investimento

Um fundo de investimento é um dos tipos de investimento mais comum no Brasil. 

É um mecanismo que agrupa o dinheiro de vários cotistas,e tem como objetivo obter ganhos a partir de aplicação no mercado financeiro. Esses investimentos podem ser compostos por títulos públicos, ações, derivativos, commodities, títulos de renda fixa entre outros. 

A vantagem do fundo de investimento é que nele é possível ter vários tipos de investimentos ou ativos de acordo como se encontra o mercado. Então, independente de crise, sempre terá uma reserva financeira para casos de emergência. E dentro do fundo de investimento é possível encontrar diferentes tipos de ativos para diferentes perfis de investidores.

Tipos de Fundo de Investimento ​

O fundo de investimento tem como finalidade trazer mais rentabilidade prezando a segurança, objetivo, prazo e perfil do investidor. É exatamente por isso, que é interessante ter uma meta definida junto ao seu gestor para que maximize os ganhos. 

  • Ações;
  • Fundos Multimercado;
  • Fundos Cambiais;
  • Fundo de renda fixa, entre outros. 

Como funciona o Fundo de Investimento?

Os fundos de investimentos são trabalhados tanto com renda fixa, quanto com renda variável, assim é preciso ter conhecimento de mercado financeiro, para que seja possível obter lucros. Mas, não precisa ser expert em mercado financeiro. 

Basta se cadastrar com a Winners Invest! Onde os gestores possuem experiência e estratégias de investimentos avançadas. Assim, é uma ótima forma de diversificar a carteira de investimentos com pouco tempo. Já que replicar as estratégias por conta própria é arriscado, e também seria necessário uma alta quantia para colocá-las em prática.

O que é uma cota?​

A cota é a menor parte de um fundo. Quando o investidor (cotista) aplica em um fundo, ele obtém as cotas. E o patrimônio total dele é a somatória de cotas distribuídas, sendo assim, todas elas têm o valor igual. A soma delas totaliza o patrimônio do fundo.

As taxas cobradas também são proporcionais à sua parte no fundo de investimentos. 

O valor das cotas muda diariamente, de acordo com a performance do fundo.

Vale a pena investir em Fundo de Investimento?

Esse é um tipo de investimento muito indicado em momentos de incertezas, como cenários político, de saúde ou econômico.  

Inúmeros investidores preferem investir 100% em renda fixa nesses momentos de crise, todavia essa decisão não é recomendável, pois existem outros investimentos que trazer mais segurança que a própria renda fixa em momentos que o mercado financeiro está incerto, tal como o fundo multimercado.

Vantagens do Fundo de Investimento

fundo de investimento

Para decidir se o fundo de investimento é a melhor opção, é preciso conhecer suas vantagens. 

Diversificação​

Essa é uma das principais vantagens, desse modo uma ótima opção para diversificar seus investimentos e obter maiores ganhos.

Gestão profissional​

Quando investe o seu dinheiro em fundos de investimento, há um profissional capacitado e com vasta experiência no mercado, com o propósito de cuidar das alocações necessárias dos ativos. Uma vez que seu objetivo é trazer maior rentabilidade com segurança. 

Rentabilidade​

Esse é um dos principais atrativos dessa aplicação, visto que nela é possível controlar os riscos de acordo com o que acontece no mercado financeiro. 

Praticidade​

Como os fundos de investimentos têm as gestões, não é necessário acompanhar o seu desempenho diariamente. Ou seja, se você não tem muito tempo disponível ou até mesmo o  conhecimento sobre o mercado essa é uma boa opção, não só pela praticidade, como também pela segurança. 

Conclusão

Durante períodos delicados em que a crise se instala, é muito importante manter o cuidado com a vida financeira, e manter a prática em investir.

Em resumo o fundo de investimento é primordialmente fundamental para que você tenha sempre um dinheiro reserva, pois no momento que houver um imprevisto, você estará preparado! Você terá uma renda extra para possíveis planos, como por exemplo, uma viagem ou uma reforma. 

Mas muitas vezes não se tem tempo e nem condições de buscar o conhecimento sobre o investimentos, e não quer colocar o seu capital em risco. Para isso o ideal é busca por profissionais capacitados que farão o gerenciamento dos seus investimentos minimizando riscos e traçando estratégias de ganhos. 

Para encontrar os melhores especialistas basta abrir uma conta na Winners Invest, tudo rápido, prático e seguro, para que você possa investir sem ter que sair de casa!

Posts recentes